Todo empresário deve saber o que é SEO

O que é SEO?

Muito se tem falado em marketing digital e, mais especificamente, em SEO. Mecanismos de busca, SEO, algoritmo, e eu com isso? Fazendo-se uma analogia, é possível entender o que esses conceitos significam e por que eles são tão importantes a ponto de merecerem a atenção de qualquer empreendedor.

Imagine um complexo gigante formado por um shopping, biblioteca e cheio de opções de lazer. Quase todos os brasileiros, 93%, visitam-no pelo menos uma vez por dia e mais da metade, 54% deles, gastam mais de trinta horas por semana usufruindo de seus três milhões de estabelecimentos. Este complexo, onde as pessoas fazem tudo e mais um pouco, é a internet brasileira. E ele só cresce: há cada vez mais estabelecimentos (leia-se sites) e mais visitantes (internautas), muitos chegando por meio de dispositivos móveis.

A oferta é tanta, que a maioria das pessoas necessita de mecanismos de busca para ajudá-las a escolher quais estabelecimentos visitar. Eles consultam, para tanto, a concierge (ou o Google), que aponta quais locais do complexo atendem às suas necessidades: esta é a busca orgânica, que mostra resultados pela ordem de sua relevância, e não pode ser comprada, tal como espaços publicitários.

É aí que entra o SEO (Search Engine Optimization), conjunto de ferramentas capazes de aumentar a visibilidade de sites, como por exemplo, uma loja virtual de roupas.

Tal técnica trabalhará vários aspectos: a programação (as araras das lojas estão bem organizadas? os vendedores bem treinados?); a qualidade e atualização do conteúdo (a loja está por dentro das últimas tendências? tem variedade de modelos e tamanhos?); e, por fim, se há links em outros sites ou comentários positivos nas redes sociais (a loja tem boa reputação?).

O algoritmo do Google irá “ler” (ou indexar, para usar o termo mais técnico) o conteúdo do seu site e avaliar sua relevância por tema. É assim que o buscador chega à conclusão de sugerir este ou aquele site, entre tantos que existem, e qual estará no topo da lista recomendada.

Mais de um terço dos internautas só acessa os três primeiros resultados do Google, e 75% deles não passam da primeira página exibida.

A otimização de um site através de SEO é um processo contínuo que confere gradualmente mais credibilidade e aumenta a conversão de tráfego em vendas. O retorno financeiro pode chegar a ser 20 vezes maior do que o investimento, e é um modelo de negócio que funciona tanto para pequenas e médias empresas que buscam tornar-se conhecidas, quanto para grandes, que precisam manter seu lugar de destaque.

Termos do mundo SEO

Algoritmo Google

Uma equação matemática que pondera vários fatores para chegar aos resultados das buscas, transformando perguntas em repostas ordenadas por ordem de relevância.

Black hat

Técnicas de SEO não condizentes com a política do Google, e que tentam driblá-la. Quando o buscador descobre que o site faz blackhat, vai retirar o site de suas buscas por um tempo.

White hat

T
écnicas confiáveis de aplicação de SEO, que estão alinhadas com as leituras do algoritmo do Google. É a forma segura de ganhar a preferência do buscador.

Gray hat

Na verdade o Gray Hat é exatamente; uma mistura de White Hat e Black Hat. Um site que usa de técnicas Gray Hat, no caso, mesmo usando todas as técnicas de White Hat, não se incomoda em ir um pouco para o lado Black as vezes e usar de técnicas duvidosas para alcançar ranqueamentos instantâneos.

Busca orgânica

Resultados para pesquisas no Google que são apresentados conforme critérios avaliados como relevantes pelo algoritmo do buscador, sem envolver pagamento por parte dos sites.

Palavras-chave

Termos relacionados a determinado assunto, que são pesquisados com maior frequência por internautas que procuram resultados para aquele tema.

SEO

Conjunto de estratégias, técnicas e ferramentas empregadas para melhorar o posicionamento de um site na busca orgânica do Google, fazendo com que seu endereço seja um dos primeiros a aparecer.

Conversão

Porcentagem que permite quantificar o número de visitantes, sobre o total do tráfego, que de fato se transformou em consumidor para aquele conteúdo, gerando receita, direta ou indireta, para o proprietário do site.

 

Mensagem

Siga-nos
Posts recentes

Podemos ajudar?

Está com alguma dúvida entre em contado conosco.